setor de eventos

VÍDEO: número de casamentos cai 29% na cidade devido à pandemia

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O isolamento social foi uma das primeiras medidas preventivas utilizadas para conter a aglomeração de pessoas e evitar a proliferação da Covid-19. Isso fez com que diversos segmentos do mercado fossem impactados e, com o setor de eventos, não foi diferente. Os casamentos, por exemplo, movimentam R$ 250 bilhões ao ano na economia brasileira e, até 2019, empregavam 6 milhões de trabalhadores diretos e indiretos - segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta). 


Em Santa Maria também é possível observar esses impactos. Por causa da pandemia, nas duas principais igrejas da cidade, pelo menos 35 casamentos foram cancelados ou reagendados em apenas seis meses. O Cartório de Registro Civil registrou queda de 29% dos casamentos, em relação a 2019. Nos setores de produção de eventos matrimoniais, os prejuízos também foram grandes, chegando a queda de 90% nos contratos de prestação de serviços.

Em abril, o Sebrae fez um levantamento através da Pesquisa de Impacto Setorial, que mostrou que a pandemia afetou 98% do setor de eventos no país. Na época, 64% das empresas afirmaram que não previam demissões de funcionários, por pelo menos três meses.

Porém, o cenário atual em Santa Maria segue preocupando empreendedores do ramo. Algumas demissões e empresas encerraram as atividades, outras tiveram que remodelar processos e permanecem aguardando liberação para retomar as agendas.

Qual horário o comércio pode funcionar nesta semana em Santa Maria

A organizadora de eventos da Primore Assessoria e Eventos, Jaqueline Mello, 43 anos, não precisou demitir funcionários, mas teve queda drástica nos contratos.

- Diante do atual cenário, de março para cá, tivemos uma queda expressiva na execução dos eventos de 89,97% comparando-se ao ano passado. Estamos gerenciando todo esse contexto em diferentes perspectivas - relata a profissional.

Dos 21 contratos fechados pela Primore de abril a dezembro de 2020 - a maioria deles casamentos - apenas um foi efetivamente cancelado. Os demais foram remarcados para 2021 e 2022.

ADAPTAÇÕES
O "novo normal" é efêmero, e a adaptação a ele, também. Jaqueline diz, que com a agenda mais livre, ocupou a equipe com cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Além disso, a empresa passou a aparecer mais nas redes sociais, o que ajudou a manter o negócio ativo. 

As redes sociais também serviram como apoio para o setor se unir e lutar pela retomada das suas atividades. 

- Hoje, existe um grupo de mais de 300 empresas de vários segmentos do setor de eventos que estão praticamente sem trabalho. Nós montamos uma comitiva e elaboramos um protocolo de biossegurança que foi entregue em mãos ao governador e ao prefeito, para que possamos realizar eventos-teste em SM e região, mas até o momento não tivemos nenhum retorno - lamenta Jaqueline.

VÍDEO: Mantenedor São Braz recebe lobo-guará que sofreu acidente no Rio de Janeiro

Questionada pelo Diário, a prefeitura não deu retorno sobre esse pedido feito pelas empresas organizadoras de eventos.

NÚMEROS
Assim como os eventos, o balanço de casamentos no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da 2ª Zona, de Santa Maria também foi negativo. De janeiro a setembro de 2019, foram 577 registros. No mesmo período deste ano, 406 casamentos foram realizados. A queda é de 29%. 

Cartilha dá orientações para prevenção a Covid-19 durante eleições

Nas duas maiores igrejas da cidade, as celebrações de matrimônio com público e cerimoniais completos não foram realizadas. Segundo a secretaria da paróquia da Igreja Catedral Metropolitana, foi necessário cancelar ou transferir 15 casamentos que tinham celebração agendada entre março e setembro. No mesmo período, 20 casamentos foram cancelados ou reagendados na Igreja Nossa Senhora das Dores.

"FELIZES PARA SEMPRE" ADIADO

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Arquivo pessoal

Uma das principais reações dos negócios foi incentivar que os clientes adiassem os seus planos em vez de cancelá-los. Foi o que aconteceu com o casal de empreendedores Máuren Leal Freitas, 32 anos, e Cristiano Palma dos Santos, 37, que há dois anos planejam o dia do sim - remarcado por duas vezes durante a pandemia. 

- Casamos no civil em 19 de dezembro de 2019, e a festa seria em 19 de dezembro deste ano. Como ainda não temos certeza de vacina, adiamos novamente. Temos muitos parentes de outras cidades e não tem como fazer uma festa com 150 pessoas no meio da pandemia. A nova data é 30 de outubro de 2021, esperamos que até lá tudo esteja normal - deseja a noiva.

Enquanto esse novo normal não chega, a proprietária do salão La Sierra Eventos, Daniela Machado, reinventou os serviços oferecidos pela empresa, que trabalha com decoração, cerimonial, bufê e organização. 

- Tivemos uma queda brusca na receita. Lidamos com diversos contratos cancelados e outros reagendados. Mas quando vimos que a pandemia não acabaria tão cedo, resolvemos organizar algumas ações para manter a casa, como o café colonial aos domingos à tarde, assim como a Noite do Sushi - explica Daniela.

Clientes já podem servir o próprio prato nos restaurantes em Santa Maria

A doceira Dienifer Santos, proprietária da Choco Dieni - que produz doces para casamentos e demais eventos - também viu de perto o estrago da pandemia e precisou se reinventar da noite para o dia:

- Buscamos o auxílio das redes sociais para continuar com a divulgação dos nossos produtos e gerar confiança nos clientes. Nos adaptamos com embalagens especiais para entrega e cuidados necessários para saúde de todos. Aproveitamos as datas comemorativas que, neste ano tiveram um significado ainda maior, com as famílias unidas em casa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Empresário de Santa Maria estava em carro que caiu de ponte e segue hospitalizado

Duas pessoas morrem após carro cair de ponte durante engavetamento em Rosário do Sul Próximo

Duas pessoas morrem após carro cair de ponte durante engavetamento em Rosário do Sul

Geral